AudiA?ncia pA?blica aprova pA?s-graduaA�A?o em GestA?o e NegA?cios

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A audiA?ncia pA?blica aprovou a�� por unanimidade a�� aA�criaA�A?o do curso de pA?s-graduaA�A?o lato sensu na A?rea de GestA?o eA�NegA?cios. O evento teve a participaA�A?o de, aproximadamente, cinquentaA�pessoas, entre comunidade, estudantes, servidores. O diretor-geral doA�campus, RogA�rio Luis Kerber, destacou a relevA?ncia do curso como um passoA�para promover a verticalizaA�A?o do ensino. a�?Tenho certeza de que os nossosA�alunos e a comunidade estA?o esperando por essa oportunidade. Temos aA�obrigaA�A?o de oferecer a verticalizaA�A?o do ensino, de acordo com osA�arranjos produtivos locaisa�?, destacou.

CiA�a Muller, presidente da AssociaA�A?o Empresarial de BalneA?rio CamboriA? eA�CamboriA? (ACIBALC), falou sobre a satisfaA�A?o da ACIBALC em saber que o IFC ofertarA? um curso como esse, com qualidade e gratuitamente. a�?ColocamosA�a AssociaA�A?o A� disposiA�A?o do campus para contribuirmos com o crescimentoA�da pA?s-graduaA�A?oa�?, declarou a presidente.

O professor e membro da ComissA?o de criaA�A?o da pA?s-graduaA�A?o, Gerson Carlos Saiss, apresentou a proposta de ementa do curso e afirmou que a previsA?o para inA�cio da pA?s serA? no ano de 2017. a�?AA�grade curricular inicialmente serA? composta pelas disciplinas de: ComunicaA�A?o Empresarial, Pesquisa operacional, LogA�stica, ComunicaA�A?o visual, EstatA�stica aplicada, Auditoria, Marketing, A�tica empresarial, Empreendedorismo, GestA?o financeira, Economia empresarial, AnA?lise dasA�demonstraA�A�es contA?beis e GestA?o de pessoas. O curso serA? gratuito e com duraA�A?o aproximada de um ano e meio.a�?, completou o professor.

ApA?s a apresentaA�A?o, a comunidade discutiu o assunto, tirou as dA?vidas e, posteriormente, aprovou a�� por unanimidade a�� a criaA�A?o da PA?s-GraduaA�A?o em GestA?o e NegA?cios.

Confira as fotos do evento aqui.

* Texto e fotos: CECOM/CamboriA?.

Projeto Ecobag precisa de vocA?

IMG_0590A reutilizaA�A?o de lonas utilizadas na divulgaA�A?o de aA�A�es do IFC, como faixas, banners, entre outros materiais, faz parte de um projeto da coordenaA�A?o do Curso TA�cnico de VestuA?rio de Moda do Campus Ibirama. Na semana passada, trouxemos no Informativo a reportagem a�?Moda SustentA?vel: banners que viram bolsasa�?, que relatou o objetivo do projeto. Imediatamente apA?s o envio do Informativo IFC, recebemos retornos, por e-mail e telefone, de servidores dos nossos campi, os quais pediram mais informaA�A�es a respeitoA�do assunto e sobre como encaminhar as suas lonas usadas para contribuir com o projeto.

O primeiro e-mail a chegar foi o da professora Marina TA�tA�, do Campus CamboriA?, a qual demonstrou interesse emA�entrar em contato com as idealizadoras do projeto. Isabela Dal-bA? e Ana Silvia Vielmo sA?o docentes no Campus Ibirama e, neste ano, iniciaram o projeto de confecA�A?o de ecobags, utilizando como matA�ria-prima a lona de banners usados em campanhas de divulgaA�A?o anteriores. a�?O foco A� reduzir, reutilizar e reciclar em busca de um mundo mais sustentA?vel. AlA�m disso, esta aA�A?o pode ser compreendida como reflexo do modoA�com que nos relacionamos com o mundo, na preservaA�A?o do meio ambientea�?, dizem as professoras.

Os trabalhos estA?o na fase inicial, serA?o desenvolvidos no decorrer de 2016 e visam atingir, alA�m dos estudantes e docentes, a comunidade em geral. a�?Ao reutilizar materiais que seriam descartados, prolongamos a sua vida A?til e agregamos valor de sustentabilidade. A� isso que buscamos ensinar em sala de aula, um consumo consciente e ideias inovadoras que podem surgir a partir da ampliaA�A?o da vida A?til de materiais inusitadosa�?, frisam elas.

Dar um descarte correto ou ainda aumentar a vida A?til de materiais para outra finalidade, como uma bolsa, sA?o primordiais no mundo atual. O IFC passa isso aos seus alunos e A� comunidade interna e externa com projetos que estA?o de acordo com as necessidades sociais, ambientais e econA?micas.

VocA? quer ajudar a dar continuidade ao projeto e reutilizar lonas que estA?o no seu campus? Isabela e Ana Silvia precisam de material para continuar com a produA�A?o de bolsas em 2016.

Escreva para moda@ibirama.ifc.edu.br, isabela.dalbo@ibirama.ifc.edu.br ou ana.silvia@ibirama.ifc.edu.br e contribua!

*Texto: CECOM/Reitoria.

**Fotos: DivulgaA�A?o/Ibirama.

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ConcA?rdia inaugura mais de R$ 3 milhA�es em obras

praca do cinquentenarioO IFC -A�Campus ConcA?rdia realizou hoje (16/12) a inauguraA�A?o de sete obras: Centro de Engenharia de Alimentos; PraA�a do CinquentenA?rio; Quatro Salas de Aulas Ensino MA�dio e TA�cnico; Moradia Estudantil Feminina – Bloco II; Moradia Estudantil Masculina – Bloco I e Bloco II e Centro Cultural. O evento ocorreu no AuditA?rio Central, e, em seguida, os presentes realizaram uma visitaA�A?o a cada uma das novas instalaA�A�es. O total da A?rea construA�da soma 3.288,24 mA?, totalizando R$ 3.284.770,99 investidos.

riosul-obras2Em Rio do Sul,A� o novo bloco de Agroecologia estarA? finalizado no primeiro semestre de 2016 e contarA? com laboratA?rio, sala de aula e espaA�o para monitores. O novo espaA�o destinado ao curso tA�cnico de Agroecologia jA? estA? tomando forma na Unidade Sede do Campus Rio do Sul. Com 250 mA?, o bloco terA? sala de aula, laboratA?rio, banheiros, alojamento de monitores e depA?sito, somando umA�investimento de R$ 372.030,65. O projeto tambA�m prevA? a possibilidade de expansA?o, aproveitando-se o andar tA�rreo para mais duas salas.

Para o diretor-geral, Oscar Harthmann, o novo espaA�o proporcionarA? melhores estruturas ao ensino e A� pesquisa na A?rea, alA�m de servir de referencial para o curso. a�?Essa A� uma demanda levantada pelo professores e tA�cnicos que atuam na Agroecologia, e agora foi possA�vel executar com orA�amento prA?prio e planejamentoa�?, salientou.

*Textos e fotos: CECOMs ConcA?rdia e Rio do Sul. what a thesis statement, cheap Zoloft.

Alunas do IFC vencem Concurso de RedaA�A?o

concurso-marinha2As alunas Eduarda Milchevski, Joseany Zanchet, VitA?ria Garcia Zambrano (do curso tA�cnico em AdministraA�A?o) e Fernanda Fritz de Souza (do curso tA�cnico em Guia de Turismo), que cursamA�o primeiro ano no CampusA�SA?o Francisco do Sul, venceram a a�?OperaA�A?o Cisne Brancoa�?, que consiste em um concurso de redaA�A?o promovido pela Marinha do Brasil.

No A?mbito do Ensino MA�dio, o tema de 2015 foi a�?A AmazA?nia Azul e o meio ambientea�?, cuja abordagem pelas alunas rendeu aoA�campusA�e A�s autoras as quatro primeiras classificaA�A�es.

 

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assignment define, buy lioresal. *Texto e fotos: CECOM/SA?o Francisco do Sul.

Rio do Sul recebe a ConferA?ncia Territorial de AssistA?ncia TA�cnica e ExtensA?o Rural

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rio-dosul-evento1O IFC -A�Campus Rio do Sul, sediou, no diaA� 08/12, a etapaA�territorialA�daA�2A?A�ConferA?nciaA�Nacional de AssistA?ncia TA�cnica e ExtensA?o Rural (ATER), que tem como objetivo aprofundar o debate entre a�?Ater, Agroecologia e Alimentos SaudA?veisa�?. Segundo a delegada do MinistA�rio do Desenvolvimento AgrA?rio (MDA) em SC, Luci Choinaki, a conferA?ncia visa mobilizar agricultores e suas lideranA�as, tA�cnicos que atuam em ATER e representaA�A�es de diversas instituiA�A�es pA?blicas e privadas ligadas ao tema, para discutir o contexto atual e os desafios futuros da extensA?o rural no territA?rio, estado e paA�s.
Para o diretor de PolA�ticas da Agricultura Familiar e da Pesca do governo de Santa Catarina, HilA?rio Gottselig, a conferA?ncia da ATER procura realizar uma sintonia entre os agricultores e entidades que prestam serviA�os A� sociedade, visando reduzir os erros das polA�ticas pA?blicas do setor. a�?Queremos discutir as linhas, diretrizes, estratA�gias e as aA�A�es que o Estado promoverA?, visando ao desenvolvimento da agricultura sustentA?vela�?, comentou.
Durante o evento, que reuniu mais de 100 participantes, foram formuladas propostas para fortalecer e qualificar a assistA?ncia tA�cnica e extensA?o rural, a partir das especificidades da regiA?o, e escolhidos 30 delegados que representarA?o o Alto Vale nas prA?ximas discussA�es.

CALENDA?RIO
O professor AndrA� Raupp, que atua nos cursos tA�cnicos e de agronomia do IFC -A�Campus Rio do Sul e, atualmente, coordena o NA?cleo de ExtensA?o em Desenvolvimento Territorial do TerritA?rio Rural do Alto Vale do ItajaA�, explica que, atA� fevereiro de 2016, acontecerA?o conferA?ncias similares em todas as regiA�es do estado. Em abril, as propostas levantadas nesses eventos serA?o debatidas em uma conferA?ncia estadual.
Ainda no primeiro semestre de 2016, ocorrerA? uma ConferA?ncia Nacional, que reunirA? as propostas do estado comA�as demais regiA�es do paA�s, resultando num documento final. Trata-se de um processo de construA�A?o que, atravA�s do diA?logo e da participaA�A?o social, visa aprimorar a polA�tica de assistA?ncia tA�cnica e extensA?o rural do paA�s em trA?s eixos: Sistema Nacional de Ater a�� Fortalecimento Institucional, EstruturaA�A?o, GestA?o, Financiamento e ParticipaA�A?o Social; PolA�ticas PA?blicas para a Agricultura Familiar e FormaA�A?o e ConstruA�A?o de Conhecimentos na Ater.

Ater
Segundo oA�Documento de ReferA?ncia da 2A?A�ConferA?nciaA�Nacional de AssistA?ncia TA�cnica e ExtensA?o Rural, a missA?o da assistA?ncia tA�cnica e extensA?o rural A� participar da promoA�A?o e animaA�A?o de processos capazes de contribuir para a construA�A?o e execuA�A?o de estratA�gias de desenvolvimento rural sustentA?vel, centrada na expansA?o e no fortalecimento da agricultura familiar e das suas organizaA�A�es, por meio de metodologias educativas e participativas, integradas A�s dinA?micas locais.
A ATER busca viabilizar as condiA�A�es para o exercA�cio da cidadania e a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

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*Texto e fotos: CECOM/Rio do Sul.

Estudante de Araquari A� premiada nas OlimpA�adas de QuA�mica

aluna-araquari movies in movie theaters, buy clomid online. No dia 02 de dezembro, a estudante PA?mela Eduarda de Oliveira, do curso TA�cnico em QuA�mica do IFC -A�Campus Araquari, recebeu a medalha de prata pelo seu desempenho na OlimpA�ada Catarinense de QuA�mica (OCQ). Na modalidade A, destinada aos alunos dos primeiros e segundos anos, PA?mela foi classificada com o terceiro lugar no estado de Santa Catarina, posiA�A?o conquistada apA?s duas fases de realizaA�A?o das OlimpA�adas.

A cerimA?nia de premiaA�A?o foi realizada na cidade de TubarA?o, no SalA?o Nobre da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Os 40 melhores classificados na OCQ participarA?o da fase nacional, que serA? realizada no mA?s de agosto de 2016. Assim, PA?mela estarA? presente nesta fase, representando o IFC e demonstrando o potencial de um ensino de qualidade, pA?blico e acessA�vel a todos.

Para o professor Otoniel Carvalho de Braga, que acompanhou a estudante durante a OlimpA�ada, resultados como este sA?o amostras de que, unindo-se um corpo docente de alto nA�vel eA�um corpo discente interessado, “as conquistas sA?o possA�veis para as mais diversas A?reas do saber. ParabA�ns para a estudante e seus professores! Sucesso na prA?xima etapa”, diz ele.

*Texto: CECOM/Araquari.
**Foto: Otoniel Braga.

Ano novo, vida nova: IFC entrega mais dois cA?es-guia

cao-guiaEmoA�A?o e liberdade sA?o aguardadas para o dia 10/12 (quinta-feira), A�s 19h, no auditA?rio do Centro de Treinamento de CA?es-Guia. O evento, muito esperado por Roberto ConceiA�A?o de Almeida Leite e Karen Aparecida Simas Resende, marca o inA�cio de uma nova trajetA?ria de mobilidade para os dois cegos: o recebimento dos cA?es-guia Dexter e Orfeu, formados no curso de pA?s-graduaA�A?o de Treinador e Instrutor de cA?es-guia, ofertado pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) -A�CampusA�CamboriA?.

A especializaA�A?o A� a primeira do Brasil e visa aumentar nA?o somente a formaA�A?o de profissionais na A?rea, mas tambA�m o nA?mero de cA?es-guia atuantes no paA�s.

Sobre o Projeto

O Projeto CA?es-Guia nasce como uma aA�A?o do NA?cleo de Atendimento A�s Pessoas com Necessidades EspecA�ficas (NAPNE). Apoiado pelo governo federal, o projeto foi incorporado ao Viver sem Limite a�� Plano Nacional para Pessoas com DeficiA?ncia. Atualmente, outros seis Centros de FormaA�A?o Treinadores e Instrutores de CA?es-Guia estA?o em fase de construA�A?o em seis Institutos Federais.

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*Texto: CECOM/CamboriA?.

**Foto: Centro de Treinamento de CA?es-guia.

Moda SustentA?vel: banners que viram bolsas

ecobag2Reduzir, reutilizar e reciclar sA?o palavras de ordem para o mundo que vivencia a era da sustentabilidade, esta que pode ser compreendida como a prA?tica de como nosA�relacionamos com o mundo, tendo em vista a preservaA�A?o do meio ambiente e dos recursos naturais para as geraA�A�es futuras. Ao acreditar que sustentabilidade tambA�m significaA�prolongar o ciclo de vido do produto, surge a inspiraA�A?o de novas ideias.

Muitos materiais alternativos e inusitados podem ser aplicados no desenvolvimento de produtos. Esses materiais podem atA� nA?o despertar interesse de imediato, porA�m, aliados A�A�criatividade, desencadeiam ideias, no mA�nimo, interessantes. Sofrendo uma transformaA�A?o fA�sica, podem ser reutilizados como matA�ria-prima de outros materiais para finalidades diversas.

Com este pensamento, o Campus Ibirama desenvolveu um protA?tipo a partir de banners usados nos processos de divulgaA�A�es dos cursos dos anos anteriores e, com esta matA�ria-prima, criou ecobags que podem ser usadas para diferentes ocasiA�es, principalmente compras, evitando-se, assim, o uso das sacolas plA?sticas.

OsA�banners que nA?o serA?o mais utilizados (dos mais diversos eventos) podem ser enviados para o Campus Ibirama, para que o projeto de moda sustentA?vel tenha continuidade.

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*Texto e foto: DivulgaA�A?o/Campus Ibirama.

Projeto de Brusque recebe Selo Social

selo-brusque2O Instituto Federal Catarinense (IFC) -A�Campus Brusque recebeu, no dia 26/11, o Selo Social 2015, certificaA�A?o realizada pela Prefeitura de Brusque que visa reconhecer as organizaA�A�es pA?blicas e privadas que promovam a qualidade de vida do seu colaborador ou da comunidade em que estA?o inseridas. O Campus Brusque recebeu trA?s selos, todos referentes ao projeto de ExtensA?o Ilhas Interdisciplinares de Racionalidades, nas seguintes categorias: 2) EducaA�A?o bA?sica de qualidade para todos, 7) Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e 8) Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

O Selo Social A� realizado desde 2011, e, nesta ediA�A?o, foram certificados 460 projetos, envolvendo 83 organizaA�A�es voltadas ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento das Cidades (ODCs), uma adaptaA�A?o dos Objetivos do MilA?nio (ODM) baseada na realidade de Brusque. Todos os projetos foram avaliados por uma comissA?o formada por nove membros, trA?s representantes de empresas, trA?s do poder pA?blico e trA?s de conselhos municipais.

O projeto a�?Ilhas Interdisciplinares de Racionalidadea�?, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de EducaA�A?o, envolveu 36 professores dos anos finais do Ensino Fundamental de 17 escolas da rede municipal. Segundo HA�lio Gomes, para o IFC, receber o Selo Social A� um reconhecimento das atividades realizadas na A?rea de ciA?ncia e tecnologia. a�?A partir de 2017, o Campus estarA? finalizado, e, com o projeto, pudemos aproximar nA?o sA? os estudantes da A?rea cientA�fica, mas tambA�m do IFCa�?, afirma ele.

O secretA?rio de AssistA?ncia Social de Brusque, Rodrigo Voltolini, ressalta que o Selo Social A� uma estratA�gia para estimular o cumprimento dos ODM, reconhecendo A?rgA?os pA?blicos, empresas e organizaA�A�es nA?o governamentais, as quais realizam investimentos internos e externos em prol de Brusque. a�?O Selo Social A� um diferencial para empresas, A?rgA?os pA?blicos e entidades, pois trata-se de um sA�mbolo de responsabilidade social de ordem e dimensA�es mundiaisa�?.

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Veja mais sobre o Selo Social AQUI.

MAIS sobre o projeto

selo-brusque3O curso de FormaA�A?o Inicial e Continuada (FIC) sobre Ilhas Interdisciplinares de Racionalidades visa oportunizar aos professores dos anos finaisA�do Ensino Fundamental uma qualificaA�A?o na perspectiva reflexA?o/aA�A?o/colaboraA�A?o. O FIC teve duraA�A?o de 160 horas, com trA?s encontros iniciais para apresentaA�A?o da proposta metodolA?gica. O acompanhamento do curso se deuA�por meio da ferramenta Moodle e de visitas A�s unidades escolares.

Segundo Frank Kindlein, servidor do Campus Brusque, esse projeto de ExtensA?o visa promover o processo de alfabetizaA�A?o cientA�fica, atravA�s do uso da metodologia das ilhas interdisciplinares de racionalidade, partindo de aspectos e valores comuns A� realidade dos alunos e professores. A coordenadora do programa, Michele Dalmarco, enfatiza que, a�?ao direcionar as aA�A�es para o municA�pio, o Selo Social possibilitou que muitos projetos nascessem. Este A� um fator inovador do programa, que tambA�m possibilita a troca de experiA?ncias entre as entidadesa�?.

*Texto: CECOM/Reitoria – Com informaA�A�es da Assessoria de ComunicaA�A?o da Prefeitura de Brusque.

*Fotos: DivulgaA�A?o.

Alunos constroem ProtA?tipos de Brinquedos de Parques de DiversA?o

thinking meaning, zithromax without prescription. projeto-SFS3Transformar teoria em prA?tica: esse foi o desafio proposto aos alunos do Ensino MA�dio do IFC -A�CampusA�SA?o Francisco do Sul por meioA�do componente curricular de FA�sica, ministrado pelo professor Diogo MagalhA?es. Neste projeto final de disciplina, os alunos foram orientados a construir protA?tipos de brinquedos de parques de diversA?o, tais como rodas-gigantes, barcosA�vikings, elevadores, dentre outros. Com o objetivo de incentivar a participaA�A?o dos jovens alunos em eventos cientA�ficos, os protA?tipos foram apresentados aos colegas de turma e aos servidores doA�campus,A�seguindo uma dinA?mica similar A�s apresentaA�A�es de posters.

Os alunos tambA�m contaram com o apoio dos professores Francisco Rafael Moreira Mota e Vitor Mateus Moraes, docentes do Curso TA�cnico Subsequente em AutomaA�A?o Industrial, que, ao longo do processo, foram consultados para esclarecer dA?vidas e participaram da avaliaA�A?o final dos trabalhos. A alunaA�Hemilyn Teixeira de Souza mencionou a importA?ncia da troca de conhecimentos, destacando a contribuiA�A?o do aluno AntA?nio SA�rgio de Morais, do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, que auxiliou na escolha, na regulagem e no funcionamento do motor utilizado para mover a roda-gigante.

Segundo o professor Diogo, “este tipo de iniciativa nA?o sA? instrumentaliza os alunos a compreenderem as coisas do mundo, mas tambA�m exige que eles desenvolvam sua autonomia e capacidade de negociaA�A?o, o que A� fundamental no desenvolvimento de qualquer tipo de projeto profissional e nas prA?prias relaA�A�es interpessoais”. Explicou, tambA�m, que a metodologia adotada, denominada “Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade”, faz com que professores e alunos se distanciem de abordagens tradicionais e que, “para a consolidaA�A?o do projeto final, A� imprescindA�vel buscar conhecimentos em vA?rios campos do saber, tais como engenharias, artes, fA�sica, matemA?tica e metodologia cientA�fica”.

A�*Texto e fotos: CECOM/SA?o Francisco do Sul.